GM lança nova versão da Montana no estilo Ágile mirando a concorrência da Saveiro e da Strada
07 de outubro de 2010|1 Comentário
A General Motors lançou semana passada oficialmente a nova geração da picape compacta Chevrolet Montana, que agora como linha 2011 abandona a linhagem da família Corsa e passa a ser derivada do Agile. Oferecida em duas versões e apenas com motor 1.4 Econo.Flex de 102 cavalos, a picape está com o preço inicial de R$ 31.990 e, diferente do hatch que é fabricado na Argentina, a nova Montana é feita no Brasil, na unidade de São Caetano do Sul (SP).
O modelo de entrada, LS, sai de fábrica com para-choque na cor da carroceria, rodas de aço de 14 polegadas, regulagem de altura do banco do motorista, protetor de caçamba e de cárter. A configuração mais simples pode ser equipada com vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, ar-condicionado e direção hidráulica por R$ 39.939.
A nova geração mantém a opção Sport como top de linha. Com preço sugerido de R$ 44.040, a versão acrescenta ao pacote de série freios ABS, air bag duplo, piloto automático, luzes de neblina, rodas de 15 polegadas e sistema de som com entrada auxiliar e USB.
Da geração anterior, a nova Montana herda apenas o nome e o degrau na lateral para acesso à caçamba que passa a ter 1,64 m de comprimento, o que, segundo a fabricante, eleva a capacidade de carga para 758 kg e, em volume, para 1.100 litros.
Um pouco mais da Nova Montana
As dimensões da carroceria também sofreram alterações. Agora são 4,51 metros de comprimento, 1,70 metro de largura e 1,58 metro de altura. O visual foi totalmente redesenhado e é caracterizado pela dianteira do Agile, com para-choque mais “musculoso”, e a tampa traseira menor para não prejudicar a visibilidade. Já a cabine é idêntica ao do ‘primo’, com o mesmo quadro de instrumentos, volante, painel e assentos. Atrás dos bancos é possível carregar 164 litros.
O motor de 102 cv e 13.5 kgfm de torque possui 3 cv a menos que a geração anterior e 1 kgfm a mais de torque. O bloco é o mesmo, mas de acordo com a marca, teve de ser adaptado às novas dimensões da picape. Outra mudança, desta vez em relação ao hatch, é a alteração da relação da primeira e quinta marcha do câmbio manual.
Do ponto de vista do motorista, a Montana 2011 é quase que totalmente um Agile: a posição de direção é mais alta do que no modelo anterior, sobretudo pela possibilidade de ajuste de altura do assento do banco, e permite uma melhor visibilidade.
Mais Detalhes
A amplitude da área envidraçada lateral e traseira, os 17 cm de altura livre para o solo e o recorte da tampa traseira, mais baixa que a borda da caçamba, ampliam essa sensação de controle visual do ambiente. E, no modelo completo, a oferta de equipamentos proporciona uma boa habitabilidade e ótima sensação de controle.
O motor 1.4 Econo.Flex mostra que pode dar conta do recado. O propulsor imprime um bom ritmo aos 1.152 kg da versão Sport, mas não chega a confirmar o sugestivo sobrenome. Segundo a GM, a aceleração até os 100 km/h se dá em 12,1 segundos e a velocidade máxima fica nos 170 km/h, com etanol.
O interior, apesar de trazer peças plásticas em formatos mais ousados e detalhes no painel que imitam aço escovado, certamente não agradará aos mais exigentes.
Com este novo modelo, a GM espera melhorar sua capacidade de enfrentar as rivais Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e a decana Ford Courier, bem como a novata Peugeot Hoggar. O diretor de marketing, Gustavo Colossi, fala em crescimento de 15% na participação de vendas do segmento, vendendo 3.500 unidades ao mês, durante o ano inicial de lançamento.
Fonte: Gazeta do Povo
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