Estudante de Design na China propõe o Glidex 2020, carro elétrico para fins de educação


05 de agosto de 2010|Sem Comentários

Conheça o modelo Glidex 2020, um protótipo de carro elétrico que funcionaria com magnetismo em algumas rodovias como uma espécie de test-drive. Interagindo física e virtualidade com o motorista, o carro ensina a dirigir de forma eficiente.

A ideia é que o Glidex tenha no futuro um preço simbólico para o usuário final e seja custeado pelo governo, montadoras e patrocinadores. Ele serviria como um teste, uma plataforma de aprendizado por algumas semanas que os motoristas usariam em estradas embutidas com aceleradores magnéticos. Além disso, ele possui baterias que lhe dão autonomia, como um carro elétrico convencional.

O criador do modelo explica como foi o processo criativo que o levou a pensar no modelo das imagens.“Quando criei este projeto, duas coisas chamaram a minha atenção”, explica Guo, que nasceu na China, na província de Henan, e começou a estudar design no Departamento de Engenharia Automotiva da Universidade Tsinghua, em Pequim. “Primeiro, foi a recessão global de 2008 para 2009, o que me fez repensar a indústria automotiva do futuro. Segundo, foi o contraste que senti entre a Europa e a China, em termos de desenvolvimento e sacrifícios ambientais”.

“Eu percebi que a China não poderia suportar passar pelo mesmo processo de desenvolvimento econômico pelo qual passou o ocidente. Aí me tornei mais focado em projetar um design verde e soluções factíveis”, diz ele, que, aos 23 anos, é o primeiro chinês a freqüentar a área de design de veículos do Royal College of Art, no Reino Unido.

Quem sabe um dia possamos nos deparar com ele nas ruas, ou quem sabe andarmos em ruas pensadas pelo Jovem Guo, que aliás tem até nome sugestivo para um carro, possa continuar a ter idéias brilhantes como as apresentadas acima.

[slideshow]

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.