Propaganda ALVOS da Nissan foi proibida pelo Conar de ser exibida na TV


01 de outubro de 2010|1 Comentário

Engenheiro da GM deve ser punido pelo fracasso da Meriva? de jeito nenhum, basta lançar a nova que volta a vender...

Normalmente os comerciais no Brasil são politicamente corretos e vira e mexe a gente vê algum que supostamente ofende algum grupo ou empresa ( lembram do comercial da devassa?). Então, surpreendentemente agora a bola da vez foi uma empresa do setor que o blog acompanha, o automotivo.

Num comercial a lá… OS NOSSO JAPONESES SÃO MELHORES DO QUE OS SEUS, a Nissan pega pesado com os supostos engenheiros de outras montadoras. Em função disso o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) acatou a denúncia realizada pela GM e concedeu medida liminar solicitando a suspensão das peças publicitárias em que a Nissan cita a concorrente. A campanha foi desenvolvida pela Lew’Lara/TBWA.

Num dos filmes, ”Não acerta uma”, que estreou na última sexta-feira, 24, na TV aberta e a cabo, engenheiros e executivos das montadoras concorrentes ficam nervosos com as premiações do carro da Nissan, fazendo referência a três marcas competidoras e suas nacionalidades: GM Meriva (norte-americanos), Honda Fit (japoneses) e Fiat Idea (italianos).

O Regimento Interno do Conselho de Ética (RICE) diz que a medida liminar pode ser solicitada pelo relator do processo para suspender o anúncio imediatamente sem o referendo da Câmara ou do Plenário.

Tal solicitação pode ser feita quando “houver justo receio de que a reprovação do anúncio – ao tempo do julgamento pela Câmara ou pelo Plenário – possa resultar ineficaz”, ou seja, quando o relator acreditar que, quando o anúncio chegar à julgamento, ele já tenha deixado de estar em veiculação. O julgamento pode demorar cerca de 40 dias.

Para Jaques Lewkowicz, sócio e diretor de criação da Lew,Lara TBWA, agência que criou o comercial para a Nissan, o vídeo que acaba de ser suspenso não denigre as concorrentes. “O comercial apenas compara de forma bem-humorada os atributos e os prêmios da Nissan aos dos concorrentes. É a exacerbação da realidade em tom de humor, mas vamos acatar qualquer decisão do Conar”, diz Lewkowicz.

Veja o comercial que deve ser vetado das Tv’s, que só no canal da Nissan teve quase 150.000 visualizações desde o dia 24 de Setembro.( até hoje)


Segundo o diretor de criação, a campanha segue a linha criativa da Nissan, que já utiliza a comparação com concorrentes para apresentar características de seus produtos. Lewkowicz explica que, apesar de não ser uma prática tão aceita culturalmente no Brasil, há muitos exemplos de marcas que compararam seus produtos a concorrentes, e cita exemplos: “A gente já viu isso em outros segmentos. Coca-Cola x Pepsi, por exemplo, faz parte da história da propaganda. Também já aconteceu no segmento das cervejas e mesmo no setor automotivo.”

No começo da noite, a Nissan distribuiu comunicado, afirmando que havia recebido o pedido liminar, e que acataria “prontamente” a solicitação, retirando do ar o comercial. O texto ainda destaca a receptividade do consumidor ao filme, uma vez que, segundo a empresa, “o vídeo teve mais de 122 mil visualizações pela internet em menos de uma semana”.

Fonte: Exame e MM online

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