MG Motors do Brasil, ou Morris Garage, desta vez não é uma marca chinesa que chega ao país e sim uma Inglesa, vc conhecia?


22 de maio de 2011|1 Comentário

É engraçado como um evento ocorrido a pouco mais de 6 meses pode estar tão ativo. Eu explico. O salão do automóvel ocorrido em São Paulo no mês de novembro de 2010 nos trouxe uma enxurrada de novidades. Pelo menos naquele momento tudo parecia muito distante de acontecer um dia e até quem sabe nunca chegar a acontecer. Eis que temos publicado uma série de posts mostrando carros exibidos pela primeira vez no país e que pouco mais de 180 dias depois eis que eles são apresentados como modelos de linha.

A marca em questão e que nos chama a atenção é a MG Motors, ou Morris Garage, criada na década de 20 e que hoje ostenta em seu país de origem a Inglaterra um posto de concorrente de marcas expressivas mundiais como Jaguar, Audi, BMW. Surpreende também pois no estand da marca não vimos por exemplo nem pessoas da marca falando Português.

Modelo Morris Oxford fabricado pela marca na década de 20

Talvez com a febre Brasil, um movimento que tem focado ações de empresas mundiais por aqui acredito que isso tenha interessado a marca também. Isso fica latente em matéria publicada nesta última sexta feira no site do Auto Esporte.

O foco deles segundo a matéria será: Grande volume e preços “acessíveis” para lucrar no mercado brasileiro. Em entrevista  o presidente da MG Motors do Brasil e do grupo Forest Trade, Juarez de Souza, afirma que a margem de lucro dos produtos foi reduzida para os cinco modelos que chegam ao país neste ano se encontrarem em uma faixa de preço diferenciada dentro do mercado de luxo brasileiro. Dessa forma, o objetivo audacioso seria desbancar marcas como Audi e BMW e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores para o segmento. Meu caro Juarez, não será fácil hein…

Os  preços dos modelos não foram revelados, mas o modelo de estréia , que será o sedã MG550 será lançado por R$ 94.789. O modelo começa a ser vendido no dia 8 de junho, juntamente com a primeira concessionária em São Paulo e o modelo MG6, um GT derivado do 550. Até setembro, o carro estará disponível no país. No Reino Unido, o modelo sai por preços BEM MAIS BAIXOS COMO SEMPRE, entre £ 15.495 (R$ 40,3 mil) e £ 18.995 (R$ 49,5 mil).

“Qual carro de luxo é vendido no Brasil por este preço?”, questiona Souza, ao considerar impostos, logística e a alíquota de importação de 35% embutidos nos valores dos modelos. Ele também coloca na conta a tradição da empresa, fundada em 1924. Para quem questionar o preço do 550 como “mais caro” em relação ao Ford Fusion e ao Hyundai Azera, por exemplo, o empresário afirma que os carros da MG não ‘temem’ esses concorrentes por causa do “alto nível tecnológico”. Assim, disputariam espaço mesmo com os modelos Audi A4, BMW 320 e o Mercedes-Benz C-180. Aí realmente teremos de concordar com ele, pois o Sonata por exemplo não sai por menos de R$100.000

Qual carro de luxo é vendido no Brasil por este preço?”, questiona Souza, ao considerar impostos, logística e a alíquota de importação de 35% embutidos nos valores dos modelos. Ele também coloca na conta a tradição da empresa, fundada em 1924. Para quem questionar o preço do 550 como “mais caro” em relação ao Ford Fusion e ao Hyundai Azera, por exemplo, o empresário afirma que os carros da MG não ‘temem’ esses concorrentes por causa do “alto nível tecnológico”. Assim, disputariam espaço mesmo com os modelos Audi A4, BMW 320 e o Mercedes-Benz C-180.

Na mesma lógica, em outubro, chega o modelo 350. Segundo o presidente da marca, estudos com base na cotação atual do dólar apontam para um preço previsto em R$ 68,8 mil. Já o carrinho que irá concorrer com o Mini Cooper, o MG3, vem no final de outubro com valor estimado em R$ 58,8 mil. O último lançamento do ano será o MG750, modelo que a britânica usa na linha de frente contra a também britânica Jaguar. O carro estará nas lojas em dezembro.

A expectativa de vendas no Brasil para este ano é de 1.500 unidades. Meta considerada tímida por Souza, mas dentro da serenidade inglesa. “A marca vem bem devagar, não tem pressa. Os ingleses não estão com pressa”, reforça o empresário. Segundo ele, os investimentos se concentram no futuro, para a marca conseguir o volume de vendas esperado para chegar à lucratividade.

Seguro barato será uma das armas da montadora Inglesa

A MG vem devagar, mas o grupo Forest Trade teve um ano para correr atrás de interessados na rede de concessionárias, da adaptação dos carros às condições brasileiras (eles rodam com mistura de até 40% de álcool na gasolina) e de parcerias com seguradoras para conseguir preços competitivos. De acordo com o empresário, o seguro do MG 550, por exemplo, sairá por R$ 2.760. “Ainda não tenho fechado o valor total do investimento, mas foi bastante”, afirma.

Faz um ano que o grupo Forest Trade bateu o martelo com a chinesa Saic – que detém a MG Motors desde 2005 — para iniciar as operações da marca inglesa no Brasil. Mas a carta de intenções do grupo para trazer a marca foi enviada à empresa em 1999. “Fazíamos a importação de forma independente e gostamos muito da MG. Retomamos as negociações agora. Com capital, os ingleses nos procuraram”, comenta Souza. “A MG teve um crescimento muito bom nos últimos dois anos e possui hoje a fábrica mais moderna do mundo”, diz.

Até 2012, a meta é que a rede de concessionárias chegue a 22 lojas. A primeira será em São Paulo, seguida dos pontos de vendas em Curtiba, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória etc. O objetivo é estar, pelo menos, em todas as capitais.

Conheça um pouco mais sobre cada modelo da MG Motors

Carros repletos de tecnologia e itens de segurança é o slogan da MG no Brasil. De acordo com o presidente da marca no país, o MG550 obteve pontuação máxima em testes de impactos da EuroNCAP. E será essa a tecla que o marketing da empresa apertará constantemente ao destacar que os carros têm cinco anos de garantia. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles.

MG550 Turbo
O sedã é equipado com motor 1.8 turbo 16V de quatro cilindros, que desenvolve 170 cavalos de potência máxima e 21,9 kgfm de torque. Com tração dianteira, o câmbio é automático de cinco velocidades e tem comando tiptronic. As rodas são de liga leve de 17 polegadas.

Sobre os itens de segurança, o modelo é equipado com seis airbags (frontais, laterais e cortinas), discos de freio ventilados com sistema de auto-limpeza, sistemas de freios e de estabilidade ABS, EBD, EBA, BAS, BDC, SCS, CBC, MSR e VSC, monitoramento de pressão dos pneus, sensores crepuscular e de chuva, entre outros.

Como itens de conforto, o carro conta com ar-condicionado digital dual-zone, Bluetooth, bancos em couro, teto solar, sensor de estacionamento com câmera, sistema multimídia, DVD GPS, oito alto-falantes, USB etc.

Modelo MG6 da Morris Garage

MG6 Turbo
O “fastback” MG6 é o novo modelo da montadora britânica, após 16 anos sem um carro totalmente novo. Baseado no 550, ele tem a mesma motorização e, praticamente, os mesmos itens de série. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 193 km/h.

MG350
O sedã de porte menor em relação ao 550 tem motor 1.5 16V, transmissão automática e oferece com exclusividade mundial o sistema operacional Android. Desenvolvido pela Google, ele possibilita navegar pela internet e acessar outras funções interativas online.

O carro também tem teto solar, seis airbags e outros itens de conforto e segurança. De acordo com a fabricante, o consumo médio é de 15 km/l.

Modelo MG3 da Morris Garage

MG3
A primeira versão do modelo foi criada há 80 anos para concorrer com os compactos da Mini. Com visual novo, o carro conta agora com motor 1.5 de 108 cavalos de potência e 11,6 kgfm de torque. A transmissão é manual de cinco marchas. Internamente, o modelo foi desenhado com a ajuda da Apple.

MG750
O sedã de luxo que virou símbolo da disputa de mercado entre a MG Motors e a Jaguar vem equipado com motor 2.5 V6 de 200 cv e transmissão automática. Todos itens de série do 550 estão presentes no carro, mais sistema multimídia com três telas de LCD, controle no banco traseiro e acabamento interno em couro e madeira.

Veja também outras fotos de carros antigos fabricados pela MG motors – clique aqui

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