Vendas em 2008 cresceram 14% apesar da crise


05 de janeiro de 2009|1 Comentário

Apesar da queda drástica nas vendas a partir de outubro, o ano de 2008 fechou com um crescimento de 14.1% em relação a 2007, nas vendas de carros e comerciais leves (não estão incluídos caminhões e ônibus). Durante todo o ano foram vendidos no mercado interno 2.671.060 veículos ante os 2.341.032 do ano anterior.

Com as medidas do governo em dezembro, reduzindo o IPI, o último mês do ano mostrou uma pequena reação, crescendo 10,7% em comparação com novembro, apesar de ter vendido 20,4% menos carros do que o mesmo mês de 2007. Dezembro teve uma média diária de 8.365 unidades vendidas, ante 8.314 de novembro. A média diária de 2007 foi de 9.940 carros enquanto a média de 2008 foi de 10.599 unidades. 2008 teve ainda quatro dias úteis a mais do que o ano anterior.

A Fiat, novamente, foi a empresa que mais vendeu, ficando em primeiro lugar pelo quinto ano consecutivo. A Fiat teve 657.699 carros e comerciais leves vendidos em 2008. Em segundo lugar ficou a Volkswagen, que vendeu 585.192 unidades. Na terceira colocação aparece a GM com 548.874 carros vendidos, seguida pela Ford com 260.143.

O grande destaque foi a recuperação da Honda, que superou a Renault, ocupando a quinta colocação. A empresa japonesa vendeu 117.202 carros, enquanto a Renault comercializou 115.157 veículos. A Peugeot ficou com o sétimo lugar, com 82.675 carros vendidos, vindo logo atrás a Toyota com 80.845, que ganhou a posição da Citroën, que agora é a nona colocada, com 68.291 veículos vendidos.

 

Fiat foi pelo quinto ano seguido a indústria que mais vendeu veiculos

Fiat foi pelo quinto ano seguido a indústria que mais vendeu veículos

Fonte: AutoInforme

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.