Vendas caem, mas mesmo assim número de zeros vendidos em 2009 estão acima de 2008


04 de maio de 2009|Sem Comentários

Mesmo com a prorrogação dos descontos de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) pelo governo não foi suficiente para manter as altas nas vendas de automóveis e comerciais leves em abril, segundo dados antecipados pela Folha Online. O desempenho ficou abaixo de março deste ano e de abril de 2008. No resultado por marca, a Fiat liderou o mercado.

Foram vendidos 224.411 automóveis e comerciais leves no mês de abril (sem contar caminhões, ônibus e motos), queda de 13,9% sobre março deste ano (260.924) e de 9,48% sobre abril de 2008 (247.926).

No ano, já foram vendidos 866.382 automóveis e comerciais leves, resultado 0,14% superior ao registrado entre janeiro e abril do ano passado (865.172).

A Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores) já havia previsto que a renovação do IPI não provocaria o mesmo impacto do início, mas evitaria um recuo muito grande nas vendas.

Ranking

A Fiat foi a montadora com maior participação de mercado em abril (25,9%), considerando apenas automóveis e comerciais leves, à frente da Volkswagen (23,5%), General Motors (18,1%), Ford (10,7%) e Honda (4,6%).

O carro mais vendido no período foi o Gol (VW), com 22.603 unidades. Em segundo aparece o Palio (Fiat), com 16.299 unidades, e, depois, o Uno (Fiat), com 13.766 veículos vendidos.

As medidas tomadas pelo governo –liberação de linha de crédito e redução do IPI — tiveram efeito maior entre janeiro e março, mas o governo esticou os descontos até junho.

Veja ranking dos automóveis mais vendidos em abril:

  1. Gol (VW) — 22.603
  2. Palio (Fiat) — 16.299
  3. Uno (Fiat) — 13.766
  4. Fox/CrossFox (VW) — 11.554
  5. Celta (GM) — 9.762
  6. Siena (Fiat) — 9.255
  7. Voyage (VW) — 6.904
  8. Corsa classic (GM) — 6.713
  9. Ka (Ford) — 6.435
  10. Fiesta (Ford) — 6.092

Fonte: Folha online

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.