Santana Chinês produzido pela VW sairá de linha em 2012
17 de maio de 2009|9 Comentários
Quem quer um Santana 0 km hoje em dia tem de importá-lo da China. Isso por enquanto, pois a partir de 2012, sua produção será encerrada.
Derivado da segunda geração do Passat, o Santana foi rebatizado no Brasil em 1984 ao ser lançado aqui. Isso porque a Volkswagen não queria atrapalhar as vendas do primeiro Passat, um notchback (mistura de hatch e sedã) que tinha um caráter mais esportivo.
Enquanto isso, o Santana chegava com cara de carro executivo, para brigar com o Monza, da Chevrolet. Ao mesmo tempo, os chineses começavam a produzir o modelo lá também em esquema de CKD (pré-montagem). A diferença é que na China foram produzidos mais de 3 milhões de Santanas, uma marca que o exemplar nacional passou muito longe.
Assim mesmo, nosso Santana chegou até 2006, quando foi aposentado após passar seus últimos anos como veículo preferido de taxistas. Agora chegou a vez de o Santana chinês parar. A Shangai Volkswagen, subsidiária local, anunciou que o modelo não passa de 2012.
Agora, os chineses estão mais exigentes e preferem o Jetta ao bom e velho sedã da década de 1980.
Ele faz bonito até hoje, porém se caracterizou como uma barca já que mesmo com os motores 1.8 e 2.0 é o carro que chamamos de pesadão… mas só na arrancada pois vai competir com ele a mais de 100, vai…