Promoção da Nissan que dá um Tiida Sedan e um Hatch envolvendo as redes sociais causa polêmica


15 de dezembro de 2010|Sem Comentários

Realmente as empresas simplificam demais suas visões sobre promoções via internet , usando as tão faladas mídias sociais.

Na prática o que é lamentável mesmo é a falta de informações direcionadas a blogs e sites especializados. Será que avisaram alguém. É sempre assim, todo mundo alardeia que internet traz resultado, mas continuam gastando os tufos em TV.

Continuando…A primeira promoção da Nissan em redes social acabou trazendo uma surpresa não tão agradável para a montadora. A ideia da ação era premiar com um Tiida hatch o primeiro internauta que publicasse a frase “quero meu carrão” e alcançasse 44.500 ‘retweets’ no Twitter e com um Tiida sedan que conseguisse o mesmo número de ‘curtir’ no Facebook.

O que a montadora não previa é que os participantes poderiam fazer uso de ‘scripts’, ferramentas capazes de aumentar o número de seguidores de um usuário do Twitter. Pouco após a promoção ser lançada, um internauta atingiu a marca exigida para receber o prêmio e causou polêmica entre os outros participantes.

Para acalmar os ânimos a montadora divulgou um comunicado para avisar que dará um segundo automóvel e que um comitê está acompanhando a competição. Os internautas têm até o dia 24 de dezembro para alcançar a meta.

Veja abaixo o comunicado oficial da empresa:

Como a ação realizada pela Nissan do Brasil “Quero Meu Carrão” é uma ação inovadora, que distribui prêmios atrelados às redes sociais, e diante de alguns questionamentos levantados no twitter, a Nissan, após a auditagem realizada pela Aly Consulting, contratada para acompanhar todo o processo da ação esclarece que:

a) De acordo com o regulamento da ação promocional, o perfil @tca_oficial no Twitter foi o primeiro a atingir os 44.500 RT . Dessa forma, a participante conquistou o Nissan Tiida Hatch.

b) O regulamento foi complementado com a inclusão de um Comitê Auditor, formado por especialistas da internet e representantes da Nissan e das empresas organizadoras da promoção.

O Comitê Auditor avaliará todos os casos e dúvidas que eventualmente venham a ocorrer nas redes sociais e tem decisão soberana para decidir dentro do regulamento proposto. Membros do Comitê Auditor:

Eden Wiedeman (@realEden)
Flávia Penido (@ladyrastra)
Bruno Bucallon (@oestagiario)
Liline Ferrari (@lilianeferrari)
Carlos Murilo Moreno – Diretor de Marketing da Nissan do Brasil
Maury Tognolo – Diretor de Atendimento da ID/TBWA
Walid Aly – Auditor Independente da Aly Consulting
Fabio Chiorini – Xpress Comunicação

c) Reafirmando seu compromisso com a transparência e a sua crença na importância das mídias sociais, a Nissan colocará um segundo carro na promoção para o 2º participante que atingir 44.500 RT no Twitter ou tiver o maior número de retweets ao final da ação, que será no dia 22 de dezembro de 2010.

A ação “Quero meu carrão” no Facebook ainda não tem um ganhador e continua válida atá que um participante alcance 44.500 “Curtir” ou tenha mais registros neste ícone, conforme o regulamento.

Siga o Blog Contagiros no:

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.