Peugeot mostra o novo sedã 408 e outras novidades no stand do salão do automóvel 2010
27 de outubro de 2010|Sem Comentários
Num estande de quase 800 metros quadrados no Salão do Automóvel 2010 , a Peugeot exibe 18 veíoculos, com destaque para 4 modelos: o esportivo RCZ, o crossover 3008, o sedã 408 e o conceito HR1 este último fabricado na Argentina e que substituirá o 307 em 2011. O presidente da empresa para o Brasil, Guillaume Couzy, disse que a montadora lançará outros 14 modelos no mundo até 2012 e o Brasil é candidato para receber investimentos em novos produtos e também no aumento da produção.
O RCZ é um cupê esportivo, que virou realidade a partir de um carro conceito. Também chegará ao mercado brasileiro no ano que vem.As motorizações provavelmente terào as mesmas configurações das européias, com motor a gasolina 1.6 THP com 200 cv.
“Neste ano crescemos 12% no segmento de utilitários e trabalhamos para que veículos deste tipo representem, nos próximos anos, em torno de 20% de nosso faturamento”, comentou Couzy. Vale lembrar que neste ano a Peugeot lançou no Brasil a picape Hoggar, que compete com a Saveiro, da Volkswagen, e Strada, da Fiat.
O visitante também terá a oportunidade de apreciar o R30, que disputa a temporada 2010 da pela escuderia Renault F1 Team.
O veículo é equipado com motor 2.4l, de oito cilindros em V (em 90º), capaz de trabalhar em regimes acima de 19 mil rotações por minuto (RPM), e câmbio semi-automático de sete velocidades que utiliza caixa de titânio. Os freios, de disco de carbono, suportam altíssimas temperaturas, que podem passar dos 1.000ºC.
Em 2010, com a proibição do reabastecimento, o tanque de combustível do R30 foi ampliado, comparando-se com o do R29, usado na temporada passada. O diferencial representou um desafio também para outros sistemas, como freio e suspensão, que foram retrabalhados para que o carro mantivesse os mesmos equilíbrio e estabilidade quando pesado (tanque cheio) ou mais leve, com o tanque vazio, já no fim da corrida.
Já o modelo 3008 é um crossover que, segundo o executivo, recebeu diversos prêmios e é sucesso nos mercados onde é lançado. O carro tem visual caprichado e é bem servido tecnologicamente. Será importado e comercializado no Brasil a partir de 15 de novembro deste ano. “O motor tem 160 cavalos de potência e precisa chegar a apenas 1400 rotações para atingir o torque máximo. Isso garante bom desempenho com baixo consumo e emissão”, garante Couzy.
O sedã médio 408, por sua vez, chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2011. Com bom espaço interno e porta-malas com capacidade em torno de 560 litros, o modelo nasceu de um projeto global e percorreu 1 milhão de quilômetros antes de ser homologado.
Veja outras matérias interessantes do Blog Contagiros em: