Peugeot 4008 e Citroen C4 Air Cross tem projetos semelhantes ao Mitsubishi ASX


01 de outubro de 2011|Sem Comentários

O grupo PSA francês (dona da Peugeot e Citroën) apresentou ontem, sexta feira em dose dupla dois novos modelos. São eles, Peugeot 4008 e o Citroën C4 Aircross. Lindos e vistosos. Mas o que muito gente irá perguntar é: Acho que já vi estes modelos antes. Realmente você está certo. os dois são baseados no modelo ASX da Mitsubishi.

A marca mantém um acordo com o grupo Francês que prevê a utilização de modelos japoneses fabricados por ela e que tem sua tecnologia e visual compartilhada com a montadora francesa. Outros modelos como o  Outlander e i MiEV também já tiveram suas versões  retocadas.

Muita gente achava pelo nome que os modelos teriam a respectivamente com o  sedã 408 e o segundo, com o hatch C4, ambos vendidos no Brasil, mas que neste caso nada terão a ver com os novas propostas.

Tanto o 4008 quanto o C4 Aircross são crossovers voltados para o mercado europeu onde chegarão em 2012 com motores a diesel HDI 1.6 de 112 e 140 cv além de um 1.6 a gasolina de 115 cv, no caso da Citroën. Tração integral e dianteira e câmbios manual e automático, pelo que se imagina, virão da Mitsubishi.

Ambos serão revelados ao público no Salão de Genebra 2012 do ano que vem.

Um pouco mais sobre o lindo modelo C4 Air Cross

Aproveitando o embalo, do assunto, o modelo será comercializado na Europa no final do primeiro semestre de 2012.
Depois do grande sucesso comercial da família C4 em todo o mundo, o modelo deve ocupar um lugar de destaque no segmento SUV compacto.

Associando design e inovação tecnológica, o CITROËN C4 AIRCROSS incorpora estilo, o conforto, o dinamismo e a freqüente evasão dos grandes centros urbanos.

Esta nova silhueta procura associar a motricidade de um veículo todo-terreno com o conforto e o prazer ao dirigir de um sedã de passeio.

Disponível com quatro motorizações, em versões de duas ou quatro rodas motrizes, o CITROËN C4 AIRCROSS será comercializado na Europa no final do primeiro semestre de 2012, estando entre os líderes de seu segmento em termos de emissões de CO2.

Sua dianteira com linhas horizontais é marcada com aberturas aerodinâmicas nas suas extremidades que acentuam seu aspecto compacto. A forma do capô (observável pelo motorista), os pára-lamas alargados e os balanços dianteiro e traseiro reduzidos, reforçam a impressão de robustez que emana desta silhueta inédita;

Cuidado com os detalhes: cada elemento foi estudado para combinar harmoniosamente estilo e eficácia.

Na frente, LED’s integrados verticalmente nas aberturas aerodinâmicas compõem a assinatura luminosa do CITROËN C4 AIRCROSS, tanto de dia quanto de noite. O desenho das grandes rodas de 18 polegadas e as luzes traseiras diretamente inspiradas do concept car Hypnos, foram trabalhados para otimizar o escoamento do ar, favorecendo a redução das emissões de CO2;

O  CITROËN C4 AIRCROSS dispõe de repetidores nos retrovisores, de guias de luz nos grupos óticos traseiros e de uma câmera de ré integrada ao friso cromado da tampa do porta-malas;

DNA: Seu estilo expressivo é herdeiro direto dos códigos estilísticos da CITROËN. De perfil, a barbatana de tubarão invertida – que lembra também a superfície lateral envidraçada do concept car Hypnos – é decorada com uma rosa dos ventos cromada, assinando o fato de que ele pertence à família dos SUV da Marca.

Graças a um sistema de transmissão integral de última geração, o CITROËN C4 AIRCROSS oferece uma estabilidade na estrada de referência em quaisquer circunstâncias. Essa tecnologia permite andar permanentemente com quatro rodas motrizes, fornecendo a melhor repartição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras.
De acordo com suas vontades e necessidades, o motorista dispõe de um comando único, situado atrás da alavanca de troca de marcha, que lhe permite selecionar manualmente um dos três modos de transmissão: o modo 2 rodas motrizes (2WD) – para otimizar o consumo de combustível -, o modo 4 rodas motrizes (4WD) – que distribui automaticamente o torque entre os eixos dianteiro e traseiro – ou o modo « lock » – que aumenta o torque transmitido às rodas traseiras, oferecendo máxima motricidade em condições severas -.

Referência no nível de emissões de CO2
Em linha com os compromissos de respeito ao meio ambiente da marca, o CITROËN C4 AIRCROSS posiciona-se entre os líderes de seu segmento em termos de emissões de CO2. E para que cada um possa escolher a versão mais adaptada a seu modo de vida, a motorização HDi 110 será proposta nas versões 2 e 4 rodas motrizes.
O modelo se beneficiará também do desempenho da motorização HDi 150 (disponível também nas versões 2 e 4 rodas motrizes, com uma caixa de câmbio mecânica de seis marchas) e de uma motorização a gasolina 1.6i de 115 cv (disponível na versão 2 rodas motrizes, com uma caixa de câmbio mecânica de cinco marchas).

Sua carroceria compacta (4,34 m de comprimento; 1,79 m de largura; 1,63 m de altura) e sua manobrabilidade (10,6 m de diâmetro de giro) permitem-lhe evoluir na paisagem urbana. Digno de um sedã de segmento superior, sua habitabilidade (5 lugares) e seu volume de porta-malas (442 l) atendem facilmente às exigências da vida moderna. Síntese entre conforto e estabilidade na estrada, o conjunto de suspensões foi objeto de um estudo específico, fiel aos valores da marca CITROËN.

E para ver o céu na cidade, o CITROËN C4 AIRCROSS dispõe de um grande teto panorâmico de vidro que ilumina todo o interior, democratizando a sensação de bem estar entre os passageiros. À noite, para tornar o ambiente ainda mais aconchegante, o teto panorâmico é animado por guias de luzes de LED integradas.

Funcional, a ergonomia do posto de direção foi racionalizada para privilegiar uma posição e uma utilização fácil e intuitiva. Para tornar a viagem e a direção mais confortável, o CITROËN C4 AIRCROSS coloca à disposição de seus passageiros um nível elevado de equipamentos: acessos e ignição “sem usar as mãos”, sistema de navegação GPS com tela tátil, câmara de ré, chave de seleção dos modos de transmissão, tomada USB e conexão Bluetooth para os leitores áudio portáteis, entre outros.

Características técnicas:

Para atender às expectativas dos contratos internacionais, a motorização a gasolina 2.0i de 150 cv será disponível para os contratos fora da Europa nas versões de 2 e 4 rodas motrizes, acoplada a uma caixa de câmbio mecânica de cinco marchas ou a uma transmissão com variação contínua (CVT).
Motores    1.6i 115    HDi 110    HDi 150    2.0i 150
(exceto Europa)
Transmissão    BVM5    BVM6    BVM6    BVM5/CVT

Potência Max:
Atenção para a unidade de potência utilizada (kW)!    85 kW    82 kW    110 kW    113 kW
Torque Max (Nm)                                                                       152         270          300         198
Cilindrada (cm3)                                                                       1590       1560         1798        1998
Despoluição                                                                               Euro 5     Euro 5     Euro 5     Euro 4
Disponibilidade   4×2/4×4    4×2    4×2/ 4×4    4×2/ 4×4    4×2/4×4

 

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