O que vai acontecer com o Etanol no Brasil e nos EUA em 2011
12 de março de 2011|2 Comentários
É… parece que o sonho do combustível alternativo, limpo e barato, perdeu um de seus tripes. Pelo menos no Brasil, mais precisamente na chamada entresafra que vai de dezembro a março de cada ano, notícias sobre o aumento do preço nos postos de abastecimento tomam espaço nas manchetes dos jornais e sites de notícia.
Tudo bem que isso ocorre a mais de 30 anos e sempre da mesma forma. No início da década de 70 quando começou o pró álcool, o governo optou pelo uso do Etano derivado de cana de açúcar. Isso acontece pelo fato do combustível ser derivado de uma planta, e como em qualquer produção agrícola ocorre o aumento de preço no momento da entresafra. Na safra, que vai de abril a novembro, o preço poderia se normalizar.
Eu digo poderia, porque a demanda aumentou demais.
Abastecer o carro com etanol em 2011 será menos vantajoso do que nos últimos anos. A previsão não é minha e sim do presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza, maior empresa brasileira do comércio de açúcar e etanol. Segundo o executivo, o consumidor não deve esperar grande recuo nos preços após o período de entresafra, que deve se estender até abril.
“Nesta safra deveremos ter menos volatilidade e um padrão de preço mais alto”, afirma. “Em São Paulo, onde o etanol custa em média 55% do preço da gasolina, o mais provável é que neste ano opere numa faixa de 65%”.
O presidente da Copersucar afirma, porém, que o preço do etanol já está no limite da competitividade com a gasolina e não deve subir muito mais nos postos. E, segundo ele, não há risco de desabastecimento. “Teremos em 2011 um volume de produção de etanol não menor do que o do ano passado”.
normaliza.
E os EUA onde aparecem numa dessas?
Nas terras do tio Sam, o etanol é feito basicamente do milho e lá a discussão requer um pouco mais de cuidado, afinal um galão de gasolina, que dá cerca de 2,5 litros custa incríveis U$2,50, ou pouco mais de R$4,20, mais barato em reais do que o etanol brasileiro ou gasolina classe C – porcaria que usamos.
Lá a questão é ecológica e cambial, já que nossos parentes americanos importam boa parte do que consomem e de locais que eles mesmos vivem brigando como Líbia, Iraque e até do louco do Hugo Chávez da Venezuela.
Inclusive uma medida está sendo adotada por lá e que fará a gasolina conter 15% de etanol podendo estar disponível já no próximo verão nos Estados Unidos. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) aprovou em janeiro a elevação do volume de álcool para 15% em carros mais novos e 10% para picapes, medida bem recebida pela indústria e fazendeiros que fornecem milho para produção do combustível.
Segundo a agência Automotive News, o governo finalizará em poucos meses a etiquetagem para as bombas nos postos de abastecimento, evitando que o consumidor utilize combustível inadequado em motores não aprovados.
A EPA registrará o E15 (gasolina com 15% de álcool) para que possa ser comercializado. A fórmula estará disponível no verão mas possivelmente alguns postos de gasolina continuarão vendendo E10 em fase de transição.
O E15 foi aprovado para veículos em 2011 e existem mais de 150 milhões de carros e picapes em circulação que podem utilizar o combustível no país, que representa 74% do consumo de gasolina nos Estados Unidos. A EPA estima que haverá 187 milhões de veículos adequados ao E15 em 2014, respondendo por 85% da demanda de gasolina.
Medida ecológica ou prevenção a explosão do preço do petróleo… tomara que sejam os dois.
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