Novo Recall da BMW que atinge 350 mil unidades, também afetará mais de 1100 no Brasil


07 de outubro de 2010|Sem Comentários

Modelos da série 5 de 2001 a 2009 entram no recall da BMW, um dos maiores da história da marca

Depois de anunciar na semana passada o recall de 350 mil veículos em todo o mundo por possíveis problemas no freio, mas garantindo que o problema não resultou em acidentes,a BMW disse ontem quarta-feira (6), que inicia uma campanha de recall dos modelos Série 5, Série 6 e Série 7, com motorização de 8 ou 12 cilindros, fabricados entre julho de 2001 e novembro de 2009. O problema foi identificado no tubo de vácuo do sistema de freios e em eventuais peças do sistema de freio.

A estimativa é a de que 1.182 veículos da marca no país estão no recall.

De acordo com a BMW do Brasil, os proprietários devem levar os carros às concessionárias autorizadas para que seja feita gratuitamente a verificação e, se necessária, a substituição dos componentes. A duração do serviço é de, aproximadamente, 4 horas.

A fabricante alerta que se o defeito não for reparado, há a possibilidade de entrada de óleo do motor no servofreio, o que faz com que o condutor empregue uma força maior para o acionamento do pedal do freio, reduzindo assim a eficiência do sistema de frenagem.

“Até o presente momento, nenhum acidente foi registrado no Brasil ou em qualquer outro país”, diz a montadora, em nota.

Além das publicações nos meios de comunicação, a BMW do Brasil comunicará os consumidores por meio de cartas e disponibilizará todas as informações necessárias no site oficial da marca BMW ou pelo telefone 0800 707 3578.

“Em alguns veículos o fluido de freio vazou para a parte hidráulica, impedindo o acúmulo de pressão. O motorista percebe o problema quando tem de aplicar maior pressão sobre o freio, que continua funcionando”, disse um porta-voz da montadora alemã.

O vice-presidente financeiro da BMW, Friedrich Eichiner, disse que os reparos não devem exigir grandes esforços técnicos, mas que ainda não há uma estimativa de quanto o recall custará.

O problema, que tende a ocorrer em veículos com alta quilometragem, foi identificado em modelos equipados com motores de 8 e 12 cilindros, populares nos Estados Unidos.

Cerca de 345 mil veículos séries 5, 6 e 7, fabricados desde 2002, estão sendo convocados para o recall mundial. Desse total, quase 200 mil unidades pertencem a residentes nos EUA. A medida também envolve a China e alguns países europeus, mas a BMW não revelou mais detalhes. Na Grã-Bretanha, 10 mil veículos devem receber reparos, segundo um porta-voz da empresa em Londres.

Um porta-voz da marca Rolls-Royce, da BMW, afirmou não ter havido problemas com a família Phantom, que utiliza exclusivamente motores de 12 cilindros. Proprietários de Rolls-Royce costumam ter outros veículos, o que torna a quilometragem do modelo bastante baixa.

Ainda assim, a Rolls-Royce convocará todos os 5.800 proprietários do modelo Phantom para uma inspeção do veículo.

O grupo alemão vendeu em 2009 em todo o mundo 1,07 milhão de BMW e 1.002 Rolls-Royce.

Veja outras matérias interessantes do Blog Contagiros em:

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Veja os Depoimentos desse Artigo.

Deixe um Comentário

*