Novo Polo E-Flex elimina o reservatório aquecendo o combustível.


05 de março de 2009|3 Comentários

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Com o Polo E-Flex (com E de eletrônico), a VW inaugura no mercado um sistema desenvolvido pela Bosch que aquece o álcool, não precisando mais da gasolina para ligar o motor frio. A nova versão chega ao mercado no fim deste mês por R$ 47.490.

O hatch ganhou uma nova luz indicadora no painel de instrumentos que informa quando o motor alcançou a temperatura ideal para dar a partida. Se a temperatura ambiente for de 5ºC negativos, o sistema levará 12 segundos para aquecer o álcool — tempo que cai para dois segundos a 14ºC, temperatura média do inverno no Brasil. Outra coisa que muda no Polo é a ignição, que passa a contar com um sistema de partida assistida. Com ele, ao girar a chave no contato o carro não liga, mas o sistema de aquecimento do combustível já começa a funcionar. Após a luz indicativa do painel apagar, basta pisar no pedal da embreagem para que o motor do carro comece a girar.

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O motor VHT 1.6 e a relação de marchas não foram alterados. A versão E-Flex será oferecida em pacote fechado de equipamentos, com ar-condicionado, retrovisores externos elétricos, trio elétrico, direção hidráulica, sensor de estacionamento, faróis de neblina, I-System e rodas 15″de liga-leve. A cor será sempre Preto Magic, com detalhes cromados. “A cor preta e os frisos serão a marca de identificação do Polo E-Flex.

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Polo E-Flex traz frisos da grade dianteira cromados e emblema na traseira

Tecnologia E-Flex

Desenvolvido pela Volkswagen em parceria com a Bosch, o sistema Flex Start é inovador por abandonar a necessidade de um tanque reserva de gasolina para ajudar a ignição do motor em dias frios quando carro está abastecido apenas com álcool. A dificuldade em fazer uma queima eficiente do etanol com o motor frio sempre acarretou em demora para dar a partida e queda de eficiência nos primeiros quilômetros rodados sem a ajuda de gasolina para a partida inicial.

O novo sistema alia o uso de uma central eletrônica já existente em motores flex (ECU) com uma nova unidade de controle de aquecimento (HCU), que medem a temperatura ambiente e da água no sistema de arrefecimento para definir a temperautra necessária a ser alcançada pelo sistema. O que garante o aquecimento do combustível são quatro elementos de aço inox montados na galeria de combustível, próximos aos bicos injetores. “Este posicionamento garante uma otimização do sistema de distribuição do combustível, colocando o carro em condições ideais de dirigibilidade em até 120 segundos, nos climas mais frios”, declara João Alvarez, gerente executivo de powertrain da VW.

Os bicos injetores também foram reformulados, trocando a saída de 7 furos por uma nova de 10 furos de formato diferenciado, garantia de maior dispersão do álcool na câmara. Segundo a marca, o HCU tem vida útil de pelo menos 10 anos e os elementos de aquecimento podem sem trocados individualmente.

O sistema de partida assistida foi adotado em exemplo de carros já vendidos nos Estados Unidos. Nele, o pedal de embreagem passa a contar com um sensor de fim de curso que, ao ser acionado, dá a partida no motor. “Isso garante maior segurança, evitando que o motorista saia sem querer com o sistema de ignição ainda sendo acionado, o que poderia causar algum acidente”, esclarece Alvarez.

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Fonte: Revista Auto Esporte

 

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