Novas imagens e informações sobre o Novo Palio 2012


02 de julho de 2010|8 Comentários

Perspectiva do novo Palio 2011 feita pela Auto esporte mostra modelo que indica que ele continuará vendendo bastante

Esta próxima a chegada do tão esperado NOVO PALIO  2011. Desde a última mudança leve feita em 2007, os consumidores ávidos do carro aguardam por novidades. Ela virá em forma de design híbrido, num misto de mecânica e plataforma do novo uno, design a lá Punto Europeu, traseira do Volvo.

Isso ocorre porque a Fiat  não quer se acomodar com a posição de liderança obtida há quase uma década. Mal o novo Uno chegou às ruas e a montadora já mostrou o novo  Punto que iremos mostrar amanhã.  Depois ainda tem o Idea reestilizado e, enfim, os últimos ajustes no Bravo, previsto para o começo de 2011, que inclusive flagramos em imagens em 2009 na Cidade de Campinas.

Para a engenharia, porém, esses carros são coisas do passado. Nesse departamento, as atenções estão voltadas para o projeto 326, que também mostramos aqui em fotos da Auto esporte que dará origem à nova família Palio. Tamanha dedicação faz sentido: trata-se do principal carro da Fiat no Brasil, o mais vendido da marca e o segundo mais emplacado do país. Desde 1996, quando a primeira geração foi lançada, mais de 2,5 milhões de unidades do Palio foram produzidas. Agora, o modelo se prepara para a maior mudança de sua história. Após três reestilizações, chegou a hora de um Palio totalmente novo.

Os primeiros protótipos começaram os testes de rodagem na segunda quinzena de maio, com a carroceria tão coberta que mais parecem caixotes. Foi um desses carros que flagramos nas cercanias da fábrica de Betim (MG), aos 45 minutos da etapa final de fechamento desta edição. Para agosto estão previstas as etapas de try-out (testes de ferramental) das peças de estamparia. Mas o que a Fiat tenta esconder a gente já revela nestas projeções: este é o novo Palio.

Traseira do Novo Palio 2011 é bem parecida com as linhas do Volvo C30

Com base nas fotos do flagra, em imagens publicadas no jornal Estado de Minas  o site da Auto esporte fez algumas previsões. Quem já viu o modelo limpo garante que estamos muito próximos do resultado final. Duas dicas a gente tinha faz tempo. Um funcionário da Fiat falou demais, e acabou antecipando que o próximo Palio seria uma “espécie de mini-Punto com traseira de Volvo C30”.

É fácil enxergar traços do Punto na dianteira pontuda do novo Palio, assim como nos faróis ovalados (mas com dupla parábola, contra apenas uma do Punto). Como no novo Uno, não existirá uma grade convencional, apenas um vinco com o logotipo da Fiat no centro, ao estilo do Punto Evo europeu. A tomada de ar para o radiador se dará pelas aberturas localizada entre os faróis de neblina. Nas laterais, o desenho das portas seguirá o do Uno, com a dobra acima da altura dos retrovisores. Já a porta de trás se destacará pelo formato curvo da parte posterior, que avança sobre a coluna C. Haverá apenas um vinco cortando a lateral na altura das maçanetas, que por sinal lembrarão as do Palio atual.

O teto elevado permite antever bom espaço para a cabeça dos passageiros do banco traseiro, fato reforçado pela caída suave do teto. Visto de trás, o Palio vai mesmo lembrar o Volvo C30: as lanternas nascem no teto e vão descendo rumo ao para-choque, na medida em que se alargam. Na verdade, se tamparmos a parte de cima da peça, o que sobra é algo semelhante ao que existia no Palio original.

O brake light ficará acima do vidro, em um pequeno aerofólio, como no Punto. A placa será alojada no para-choque, envolvida por um aplique, num recurso semelhante ao do Uno.

A plataforma do 326 será compartilhada com o Uno (327), mas o Palio terá porte superior, em torno de 3,9 metros de comprimento. A distância entre-eixos também vai crescer, para ampliar o espaço interno. Haverá opção de carroceria de duas ou quatro portas. Mas, diferente do Uno com seu formato “quadrado arredondado” bastante lúdico, o Palio vai mirar num cliente mais tradicional, adepto a linhas mais elegantes e esportivas.

Sobre o interior, tudo que se sabe até agora é que o acabamento será mais refinado que o doNovo Uno. Mas elementos dele serão aproveitados na parte central do painel e nas quatro saídas de ar circulares.

O Palio também terá maior oferta de equipamentos, com direito a computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores com ajustes elétricos. Pelo que vimos do Uno, a posição de dirigir será bastante beneficiada, uma vez que a nova plataforma prevê uma área maior para os pedais e até um apoio para o pé esquerdo. No Palio atual, a caixa de roda invade muito a área das pernas do motorista.

Sob o capô, o Palio terá três opções de motor: os novos Fire Evo 1.0 (73/75 cv) e 1.4 (85/88 cv) do Uno e o E-TorQ 1.6 16V (115/117 cv), ex-Tritec. Este último terá como opcional o câmbio automatizado Dualogic. Também não está descartado o uso do E-TorQ 1.8 16V (130/132 cv) numa versão Sporting (ou “R”), mas é provável que a Fiat deixe esse propulsor reservado para o Punto (veja na próxima página) e o Bravo.

A expectativa é que o Palio seja lançado em outubro de 2011, como linha 2012. Assim, é provável que o hatch se antecipe à nova lei que prevê airbags frontais e ABS de série – que entra em vigor dia 1º de janeiro de 2012 para novos projetos – e já venha com esses equipamentos de fábrica. Os preços não deverão ser muito superiores aos praticados hoje, na faixa dos R$ 30 mil na versão de entrada (sem contar o Palio Fire), para ficar entre o novo Uno e o Punto. Como é de praxe, o Palio atual deverá ganhar uma sobrevida, como um novo Palio Fire.

Importância mundial:

Os novos Uno e Palio serão modelos-chave na estratégia global do Grupo Fiat, que prevê a produção de 6 milhões de carros em 2014 (incluindo as novas parceiras Chrysler/Dodge/Jeep). O Uno será produzido na Sérvia, para o leste europeu. Já o Palio vai atuar na Europa numa faixa entre o novo Panda (que chega em 2011) e o Punto Evo. Metade desses 6 milhões de carros será feita em três arquiteturas. A plataforma Small servirá para Uno, Palio, Siena, crossover do Palio e para o próximo Punto (2013).

Siena independente
Na última reestilização, o Siena já deu sinais de que desejava independência ao adotar uma dianteira com grade e faróis diferentes (que o Palio acabou ganhando depois). Pois bem, nessa nova geração o sedã terá personalidade própria: além de pequenas mudanças no conjunto frontal, a grande novidade se dará na lateral, com portas traseiras exclusivas e inéditas janelinhas nas colunas (estilo Linea), para equilibrar o design e melhorar a visibilidade.

A traseira manterá a sintonia com os modelos da Alfa Romeo, com lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Mas dessa vez as peças terão formato irregular, mais estreitas na parte que adentra a tampa. A traseira continuará elevada, com um formato que lembra o do modelo atual. A linha de motores deverá ser a mesma do hatch.

Crossover e “Strada”
Uma das mudanças cruciais da nova linha Palio ocorrerá na constituição da família. Até agora, os projetos da Fiat preveem somente o 326 hatch e o 326 sedã. Mas a plataforma Small-Range 2 que nasceu com o novo Uno (apelidada de superplataforma) também vai dar origem a um crossover para substituir a Palio Weekend, a exemplo do que a Ford fez com Fiesta e EcoSport. A Strada é outra que não deve seguir os passos dos irmãos.

Assim como a GM, que planeja uma picape Agile quase do tamanho da S10 cabine simples, a Fiat está de olho num segmento superior. Por conta disso, há estudos de uma picape feita sobre a plataforma do Doblò, cuja estrutura compartilha algumas peças com o Stilo e o futuro Bravo nacional. Em Betim já existe um protótipo conhecido como “Stradão”.

Dica: Para quem quiser ver estas novidades inloco, com certeza o stand da Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo 2010 vai mostrar…

Fonte: Auto Esporte

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