Lançamento da Toyota no Salão de Detroit


19 de janeiro de 2009|Sem Comentários

primos21

A nova geração do veículo híbrido Prius é o destaque no estande da Toyota no Salão de Detroit, que prossegue até 25 de janeiro. Lançado em 1997, o modelo foi o primeiro carro da história equipado com motores a gasolina e elétrico a ser produzido em escala comercial e suas vendas já ultrapassaram um milhão de unidades em todo o mundo.

O Novo Prius é mais espaçoso e silencioso em comparação com a geração anterior e traz um novo teto corrediço com painéis solares. Com o sistema de assistência de estacionamento o motorista se limita a controlar o acelerador e o freio.

O fabricante assegura que a construção da nova geração do carro levou em conta processos que reduzem o impacto ambiental do veículo durante toda a sua vida – produção, utilização e desmonte.

O Novo Prius traz agora um motor de quatro cilindros 1.8 VVT-i, que gera 98 cv de potência e substitui o motor de 1.5 litro que equipava o modelo desde 2004. Ao contrário do que se acredita, o motor com maior capacidade volumétrica ajuda a melhorar o consumo de combustível do modelo, permitindo que o Prius rode em altas velocidades em uma rotação de motor mais baixa.

O Sistema de Condução de Sinergia Híbrida do Prius 2010 foi remodelado 90% em comparação com a versão anterior, gerenciando a atuação dos dois motores e dosando a utilização de gasolina ou de eletricidade. Há três opções de condução: o Modo EV-Drive possibilita o deslocamento do carro somente com a utilização do motor elétrico, em baixa velocidade por aproximadamente uma milha (1,6 quilômetro). O Modo Power aumenta a participação do motor a gasolina e incrementa a sensibilidade do acelerador, convidando para uma tocada mais esportiva. O Modo Ecológico permite ao condutor obter o menor consumo de combustível, priorizando a atuação do motor elétrico.

Com todas as inovações, a nova geração do híbrido amplia seu recorde de economia em consumo de combustível. Na primeira versão do modelo, lançada em 1997, o Prius tinha como consumo 41 milhas por galão americano (equivalente a 17 km/l), na segunda geração, de 2004, apontava consumo de 46 milhas por galão (aproximadamente 19.6 km/l). Na terceira geração, o Prius atinge consumo de 50 milhas por galão, ou seja, 21,1 km/l.

Ficha técnica
. Motor VVT-i a gasolina, 4 cilindros de 1.8 litro
. Potência do motor a gasolina: 98 cavalos a 5.200 rpm
. Motor elétrico: motor de sincronia magnética permanente
. Potência do motor elétrico: 80 cavalos
. Potência combinada: 134 cavalos
. Transmissão: automática do tipo CVT
. Tração: dianteira

Fonte:  Automotive Business

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.