Harley Davidson decreta fim da Buell e encerra fabricação nos EUA


16 de outubro de 2009|2 Comentários

buell_1125
Com olhos marejados, o fundador da marca Buell, Erik Buell, anunciou nesta quinta-feira (16) em um vídeo publicado no site norte-americano da empresa que a Harley-Davidson Motor Company decidiu descontinuar a fabricação das motocicletas que levam seu nome. “Este é um momento de grande emoção para mim, já que a decisão foi tomada e nós não produziremos mais as motocicletas Buell”, afirma Erik, atual diretor técnico da empresa que, desde 1998, pertencia à Harley-Davidson.

Dirigindo-se ao povo americano, Erik Buell diz que se orgulha de ter produzido motocicletas esportivas nos últimos 26 anos. Fundada em 1983, a Buell Motorcycles foi fruto do sonho de seu criador em produzir uma moto esportiva genuinamente norte-americana. Ao longo de sua história, a Buell já produziu cerca de 135 mil motos e ganhou diversos prêmios por suas inovações tecnológicas, como tanque de combustível embutido no quadro, centralização de massas e freios perimetrais. Neste ano, a Buell 1125R — primeira moto da marca com refrigeração líquida — faturou o título do AMA Pro Sportbike, uma das categorias do campeonato norte americano de motovelocidade.

buell_1125_R_2007

Segundo o comunicado oficial distribuído pela Harley-Davidson, a produção das motos Buell se encerrará em 30 de outubro e foi aprovado pelo conselho diretor da empresa. Peças de reposição, garantias e os modelos em estoque continuarão a ser comercializados pelos revendedores autorizados da marca.

Apesar de o anúncio ser oficial e público, o Grupo Izzo, representante oficial da marca no Brasil, declarou por e-mail que “o Grupo Izzo, representante exclusivo das marcas Harley-Davidson, Buell e MV Agusta, está aguardando comunicado oficial por parte da própria Harley-Davidson com relação às últimas declarações a respeito da marca Buell. Tão logo tenhamos qualquer informação, entraremos em contato.” este inclusive teve grande participação no Salão da Motocicleta de 2008, em que fizemos cobertura exclusiva.

Foto da MV Agusta F4 - marca adquirida em 2008 também poderá ser posta a venda

Foto da MV Agusta F4 - marca adquirida em 2008 também poderá ser posta a venda

Nem tudo são Flores

O anúncio do fim da produção das motocicletas Buell foi feito durante a divulgação dos resultados financeiros obtidos pela Harley-Davidson no terceiro trimestre deste ano. Com queda de 21% nas vendas em todo o mundo, na comparação com o mesmo período de 2008, a Harley-Davidson também anunciou que pretende vender a MV Agusta e a Cagiva, marcas italianas adquiridas pela Harley em 2008.

“Precisamos seguir em frente e nossa estratégia foi desenhada para fortalecer a marca Harley-Davidson para um crescimento a longo prazo. Assim poderemos ter resultados por meio de um foco específico nas motos Harley”, explicou Keith Wandell, CEO da Harley-Davidson, Inc.

Veja galeria de fotos com vários modelos da Buell

Fonte: UOL carros

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.