GM usa a marca Daewoo para lançar o Matiz na Coréia. Modelo chega aqui em 2012


24 de agosto de 2009|1 Comentário

Daewoo-Matiz
A GM, dona da marca Daewoo,  anunciou esta semana o lançamento do Daewoo Matiz, um carrinho de 3,60 m de comprimento, 1,52 m de altura, 1,60 m de largura e 2,38 m de entreeixos.

Para que se saiba a relção disso conosco é preciso explicar: Este modelo  nasceu do  primeiro carro de projeto chamado Ônix.  Por aqui, ele dará origem a um novo Chevrolet de entrada e a um sedã pequeno, ambos provavelmente muito parecidos com o Matiz. Deverá ser Fabricado em Gravataí, esse carro tende a aposentar o Celta e o Prisma, ainda que a GM, por questões comerciais, sempre vá negar que um de seus veículos possa sair de linha.

Se a questão temporal for levada em conta, até podemos dar alguma razão à montadora. A previsão de lançamento deste carro no Brasil é 2012, o que é lamentável do ponto de vista de atualidade. Assim como o Fiat Bravo, o novo Chevrolet, que por aqui deve se chamar Spark, já chegará velho ao mercado.

Além do Matiz, o Chevrolet Spark deve ser apresentado no Salão de Frankfurt 2009  deste ano. Em outras palavras, quando o brasileiro puder comprá-lo, ele já terá três anos de mercado em outras praças.

Daewoo-Matiz_2

Com apenas 910 kg de peso em ordem de marcha e motor 1-litro (995 cm³) de quatro cilindros, 70 cv a 6.400 rpm e 92 Nm a 4.800 rpm, o Matiz promete uma economia de combustível de 17 km/l. Seu motor, inteiramente novo e chamado de S-TEC II, tem 16 válvulas e variador de abertura de válvulas, o que o torna mais eficiente. Ele bem que poderia ser candidato a ser um dos motores produzidos na Fábrica de motores de Joinville, mas, assim como querer o carro por aqui no ano que vem, isso pode ser querer demais da GM do Brasil.

Todas as versões do carro vêm com câmbio automático de quatro marchas. As versões com câmbio manual chegam à Coreia do Sul só no ano que vem.

O Matiz tem três versões: Pop, a básica, por 9,06 milhões de wons (R$ 13,49 mil, ao câmbio de hoje), Jazz, a intermediária, por 9,44 milhões de wons (R$ 14.056) e Groove, a topo de linha, por 10,09 milhões de wons (R$ 15.024). A mais equipada vem com airbags dianteiros, laterais e de cortina, ABS, EBD e pré-tensionadores de cinto. Também vem com para-brisa aquecido (útil em lugares com neve) e outros elementos de conforto e conveniência. Quem sabe em 2012 a GM não consegue vender o carro aqui com o mesmo nível de equipamentos e pelos mesmos preços…

O desenvolvimento do Matiz levou 27 meses e exigiu o investimento de 295 bilhões de wons (moeda sul-coreana), o que equivale a R$ 440 milhões, ao câmbio de hoje. Depois de lançado na Coreia do Sul, o carro será comercializado também em 150 países, sob emblemas diferentes. O Brasil certamente é um deles, ainda que só em 2012.

Daewoo-Matiz_3

Fonte: MSN Auto

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.