Geely Chinesa oficializa aquisição da Volvo


29 de março de 2010|1 Comentário


A Ford e a Geely oficializaram, ontem, a aquisição da Volvo pelo montadora chinesa, num processo que envolveu o montante de 1,8 Bilhões de Dólares, somente 30% do valor pago pela Ford a Volvo Cars em 1999.

A história já se arrastava desde Setembro de 2009, quando a Ford ventilou a possibilidade real de venda aos chineses.

Depois de o construtor chinês ter anunciado, em Março, ter em andamento o processo de financiamento da marca sueca, faltava finalizar as negociações, o que acabou por acontecer ontem quando a Geely adquiriu a totalidade da Volvo.

O acordo foi  aprovado pelo sindicato dos trabalhadores da Volvo, que representam cerca de 22 mil pessoas, que se mostraram, inicialmente, contra a venda do construtor sueco devido aos planos de expansão propostos pela Geely terem sido considerados humildes.

Executivos da Ford, da Geely e da Volvo, além do Ministro Chinês na sessão que ratificou a aquisição da Volvo pela Geely

Li Shufu, presidente da Geely, garantiu que a empresa ficará com uma estrutura independente do resto do grupo, mantendo mesmo a sua gestão e as suas fábricas na Suécia, uma jogada estratégica, que pretende assim mantê-la perto dos seus fornecedores habituais.

O processo de aquisição total deve durar mesmo até o final do ano.

O acordo foi assinado por Li Shufu, presidente da Geely, e por Lewis Booth, diretor financeiro da Ford Motor Company, numa cerimónia em Gotemburgo, que contou, também, com a presença de Li Yizhong, Ministro da Indússtria e Tecnologia chinês, e de Maud Olofsson, Ministro da Energia e Empreendedorismo sueco.

Esta aquisição mostra mais uma vez que os Chineses, sabendo de suas deficiências na área de tecnologia, segurança e porque não dizer satisfação plena de seus consumidores, vê a chance de assimilar conhecimento no setor e continuar sua jornada de crescimento, só que agora talvez de uma forma menos agressiva e mais controlada.

Já vimos este filme… o Japão fazia carros na década de 60 e 70 de forma a ganhar mercado e somente nos anos 80 seu padrão de qualidade passou a atingir níveis internacionais.

Que venham os novos japoneses…

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Outros Artigos que você deveria ver!