Ford vai fazer recall de 4,5 milhões de carros nos EUA


15 de outubro de 2009|1 Comentário
Ford - Minivan Winstar é um dos carros mais afetados pelo Recall

Ford - Minivan Winstar é um dos carros mais afetados pelo Recall

O Grupo Ford Motor Company confirmou nesta semana o anuncio de um recall de 4,5 milhões de automóveis nos Estados Unidos. O chamado envolve modelos fabricados no país entre 1995 e 2003, todos equipados com controlador eletrônico de velocidade (cruise control), justamente o componente que pode apresentar defeitos. De acordo com a Administração Nacional de Segurança na Estrada (NHTSA, em inglês), uma falha no interruptor da peça pode provocar um vazamento de líquido do sistema hidráulico, que pode aquecer demais e pegar fogo. Essa é a oitava vez que a marca é notificada sobre o mesmo problema.

Segundo comunicado da fabricante norte-americana, a peça que pode apresentar falhas é fabricada pela Texas Instruments. Desde 2003, a marca afirma que o componente já foi revisto e testado, apesar de revelar no informe que “não tem notícia de quem tenham ocorrido acidentes, lesões ou mortes relacionados à fumaça ou a incêndios em nenhum dos veículos envolvidos no recall”. A NHTSA aponta no chamado os modelos Ford Windstar, Excursion diesel, F-Super Duty diesel, Econoline, Explorer, Ranger (versão para os EUA) e os Mercury Mountaineer e F53 Motorhome.

O chamado de 4,5 milhões de carros da Ford supera o recall da toyota, que convocou 3,8 milhões de automóveis. Mas a ação anunciada pela fabricante nesta semana é apenas uma parte do problema. Com a nova medida, sobe para 16 milhões o número de veículos da montadora do oval azul afetados pelo mesmo problema no cruise control. Do volume total, 3,4 milhões de carros especificamente podem apresentar falhas de desativação do controlador de velocidade, além do risco de incêndio.

Em alguns modelos da minivan Windstar, carro mais afetado no chamado, a falha no mesmo interruptor ainda pode causar o vazamento de fluido de freio para o sistema ABS (antitravamento), abrindo outro ponto de incêndio. No reparo de precaução, que começa em dezembro, um isolante térmico é instalado na peça afetada, eliminando os risco com o fogo.

Uma década de recall

A saga do problema do controlador eletrônico de velocidade da Ford começou em 1998, quando o governo dos EUA iniciou investigações sobre risco de incêndio em carros da marca. Um ano antes, a fabricante já havia convocado 279 000 veículos Ford, Lincoln e Mercury fabricados entre 1992 e 1993 para reparo do cruise control.

Os primeiros resultados da investigação federal forçaram a Ford a convocar recalls em 2005, 2006 e 2007. Juntos, os chamados por conta do possível problema no controlador de velocidade passaram a marca das 10 milhões de unidades de carros e utilitários produzidos entre 1992 e 2004. Em 2008, outros 225 000 automóveis da Ford foram revisados.

Fonte: Carro online

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.