Fiat e Chrysler: Um novo modelo de negócios?


04 de fevereiro de 2009|Sem Comentários

 logo-fiat
Acordo que está sendo firmado  entre a fabricante italiana Fiat e a norte-americana Chrysler s pode ser definido até o dia 17, uma terça-feira, onde será apresentado um plano de ação viável, já que a empresa recebeu um empréstimo emergencial do Tesouro Americano e comprove a viabilidade financeira da empresa à longo prazo

No último mês, a Fiat confirmou a intenção de compra de 35% das ações da Chrysler, em um acordo que garantirá fôlego extra para os italianos e o ingresso dos norte-americanos nos segmentos de veículos compactos.

A Fiat deverá ficar com 35% da montadora norte-americana, que poderá utilizar o know-how da empresa européia para expandir sua gama de veículos menores e menos poluentes. Por enquanto o momento é de análise das operações de produção da Chrysler, segundo afirmou o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, ao “Wall Street Journal”.

Segundo ele, a Fiat não deverá injetar dinheiro na Chrysler, mas fornecer a tecnologia para carros pequenos, que custariam pelo menos US$ 3 bilhões para ser desenvolvidos.

Trata-se de um movimento sério que neste momento envolve empresas distintas mas que podem se completar como já ocorreu com a Nissan Renaut por exemplo comandada pelo brasileiro Carlos Ghosn, que esta semana inclusive declarou que não fechará nenhuma das fábricas existentes na França. A decisão atende ao pedido do Presidente da República, Nicolas Sarkozy, que em troca garantiu ajuda às montadoras locais.

Durante um evento realizado no último mês, o presidente da montadora, Carlos Ghosn, garantiu que não pretende interromper as atividades em nenhuma das plantas da Renault em seu país natal, ainda que elas se encontrem em uma situação menos competitiva do que as fábricas situadas na Europa Central e Oriental.
 
Para ilustrar as disparidades entre as regiões, Ghosn declarou que existe uma diferença de no mínimo 10% sobre o preço cobrado por um veículo de 14 mil euros. O valor varia de acordo com o local que o veículo é concebido e produzido, já que países do Leste Europeu costumam oferecer mais benefícios financeiros do que a França.

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Outros Artigos que você deveria ver!