Fiat deve criar novo grupo reunindo Alfa Romeo, Maserati e Abarth


25 de janeiro de 2010|Sem Comentários

Em comunicado ousado nesta última sexta feira, a  Fiat vai criar um novo grupo para suas marcas esportivas , que reunirá as marcas Alfa Romeo, Maserati e Abarth, de

Fachada de concessionária Alfa Romeo. Marca poderá ser incorporada a outras italianas

acordo com o «Automotive News Europe».  O novo grupo será liderado por Harald J. Wester, actual CEO da Maserati e Abarth, bem como, responsável técnico do grupo italiano.

O objetivo de juntar a Alfa Romeo, a Maserati e a Abarth sob a mesma liderança é enfatizar o valor das qualidades que as três partilham – referiu Sergio Marchione, CEO da Fiat, em comunicado. «Harald Wester trará a este projecto as suas fortes capacidades técnicas e de liderança» – acrescentou.

Caberá a Wester identificar as potenciais sinergias entre a Maserati e a Alfa Romeo que, nos últimos dez anos, perdeu entre 200 e 400 milhões de euros, de acordo com fontes da citada publicação.

Com isso a Fiat estuda duas opções.

Uma delas seria congelar os investimentos na marca após o lançamento do Giulietta, compacto que substitui o 147 e que será revelado no Salão de Genebra 2010 , em março. Assim, o sedã 166 não seria substituído, deixando a marca com dois modelos compactos (Giuletta e MiTo) como principais novidades. O restante da gama Alfa Romeo – 159, Brera e o cupê GT – permaneceriam em linha por mais alguns meses. Esta alternativa poderia resultar numa morte lenta da marca, já que a tendência é que as vendas cairiam com a falta de lançamentos.

Já a segunda alternativa seria aproveitar as plataformas da Chrysler para desenvolver substitutos para os sedãs 159 e 166. Neste caso, os dois modelos seriam fabricados na América do Norte pela própria Chrysler. Seja como for, o futuro da Alfa Romeo deve ser definido até abril, quando a Fiat deve revelar um novo plano estratégico para os anos de 2010 até 2014.

Vamos esperar para saber mais em breve, aguardem…

Fonte: Auto Hoje

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Outros Artigos que você deveria ver!