Exposição em Campinas-SP Celebra 56 anos do Romi-Isetta


Exposição Romi-Isetta
25 de setembro de 2012|Sem Comentários

A Cidade de Campinas está com uma exposição que celebra os 56 anos do lançamento do primeiro Romi-Isetta, que foi o primeiro carro a ser fabricado em série no país.

Essa exposição começou na última sexta-feira 14 e vai até dia 30 de Setembro no Campinas Shopping, localizado na rua Jacy Teixeira Camargo n˚ 940, bairro Jardim do Lago, a entrada é gratuita e o horário é durante o funcionamento do Shopping.

Romi-Isetta

Existem dois modelos do Romi-Isetta em exposição no local, que pertecem a moradores da região.

A exposição também conta também com, painéis informativos, fotografias da época e alguns recortes de jornais que contam toda a sua trajetória.

Nós do Contagiros já contamos a história completa do Romi-Isetta, mas vamos contar um pouco mais sobre esse carro que parece de brinquedo.

O Romi-Isetta foi lançado oficialmente no dia 5 de Setembro de 1956, neste dia fora feita uma caravana, com 16 carros fabricados no Brasil, que seguiram em desfile pelas ruas de São Paulo.

Sua produção foi encerrada em 1961 e ao todo foram fabricados 3 mil exemplares do Romi-Isetta, tudo em território nacional, ele foi desenvolvido pela Indústrias Romi S/A que fora fundada em 1930 em Santana Bárbara d’Oeste interior Paulista.

Um dos diferenciais do carro era uma única porta na frente e o cabo do volante que se dobra, o motor é transversal tem dimensões compactas, o carro também só possuía um único banco, ele pode transportar uma criança e dois adultos, seu design é assinado pelo italiano Giovanni Michelotti.

Primeiro Romi-Isetta

O Romi-Isetta atinge a velocidade máxima em linha reta de 85km/k, seu motor tem um cilindro com 300 cilindradas, e acrescenta uma bateria para alimentação elétrica.

Um pequeno carro, com uma grande história, e ele merece está comemoração de seus 56 anos de existência!

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.