Designer Holandês propõe um novo design para a Isetta


23 de agosto de 2010|Sem Comentários

SEV - mais um modelo para a lista de carros do futuro que devem poluir menos

A dona da marca Isetta, a BMW já afirmou de público que pretende relançar um modelo de carro urbano, pouco poluente e que mativesse o conceito de mini carro.

Agora, Um designer holandês Ralph Panhuysen, propôs um novo visual e conceito chamado de (SEV)- Space Efficient Vehicle, ou simplesmente Veículo de espaço eficiente, sendo ele com  três assentos em uma formação em V de lado e na frente espaço para dois ocupantes, mas que não ficam paralelo, um ficaria um pouco a frente do outro.

Sua filosofia para demonstrar a viabilidade do projeto é simples.. se “A Fiat trouxe de volta o 500, o BMW Mini, Volkswagen Beetle”, disse Panhuysen. “Não seria ótimo ver um sucessor para o Isetta, Messerschmitt e Heinkel?”

Com três rodas e três passageiros, é mais prático do que uma motocicleta e mais eficiente do que os dois passageiros Smart ForTwo. O exterior será feita de um composto de fibra de linho recicláveis, e as estimativas de Panhuysen que teria um coeficiente aerodinâmico de 0,16. Isso tornaria mais aerodinâmico do que o Toyota Prius e quase tão lisa como o Aptera 2e.

O designer  vem pregando o evangelho do pequeno-carro desde o SEV chegou as finais do Michelin Challenge Design 2008. Ele credita sua abordagem pouco ortodoxa para o design do automóvel por não ter noções preconcebidas sobre automóveis.

“Eu comecei a pensar sobre a logística de transporte pessoal e de mobilidade urbana e, posteriormente, sobre mais espaço à utilização eficiente da infra-estrutura depois que eu havia passado cinco anos na logística do transporte de mercadorias”, disse ele.

Em vez de um motor híbrido ou elétrico, Panhuysen diz que o SEV é tão eficiente, que usa gasolina convencional pelo fato do carro ser muito pequeno, leve e altamente aerodinâmico.

É a mesma fórmula utilizada na criação de Aptera 2e o, apesar de que o Aptera partiu para um sistema de transmissão elétrica. Metade da energia consumida por uma veículo a 55 mph é necessária, somente para empurrar o ar para fora do caminho.

“A única maneira de realmente economizar o consumo de energia é colocar um veículo na estrada que é ultra-fino e leve “, disse ele.

Com um motor de 500cc de dois cilindros, estima que o SEV Panhuysen pode chegar a mais de 120 Km/h. Isso soa razoável, considerando a 875cc “TwinAir” motor de dois cilindros que Fiat oferece no 500.

Uma coisa é certa: Já é o terceiro modelo que apresenta 3 lugares. O primeiro foi idealizado por  Gordon Murray, ex-designer da McLaren de Fórmula 1, cujo modelo  T.25 microcar também tem três lugares. O POP da Kia, que surge como conceito também se prepara para este mercado e fechando a tríplice um novo Isetta, será?

Fonte: Wired.com

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.