Começa hoje a segunda fase do recall do Toyota Corolla e deve chamar mais de 100 mil


17 de maio de 2010|Sem Comentários

A Toyota vai iniciar nesta segunda-feira a segunda fase do recall do Corolla. A convocação é devido à falha na fixação do tapete, que pode prender no acelerador, ou pelo não uso do produto original.

O problema atinge as versões Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6, fabricados a partir de abril de 2008. Ao todo, o chamamento vai envolver 107 mil veículos, de acordo com a montadora.

Na primeira etapa, iniciada no dia 3 de maio, a empresa apenas verificou se o consumidor tem o tapete genuíno no veículo e prestou “esclarecimentos sobre a importância de sua não utilização”.

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo.

Agora, na segunda fase, será feita a colocação das etiquetas de segurança sobre uso e fixação de tapetes e serão substituídos os tapetes não genuínos pelos originais. Será feita ainda a entrega de um encarte do manual do proprietário, relativo ao uso e à fixação dos tapetes.

Veja os números dos chassis envolvidos no recall

Corolla Altis/XEi 2.0: a partir de 9BRBD48EXB2500008 a 9BRBD48E9BRBD48E

Corolla XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8: a partir de 9BRBB48E5000515 a 9BRBB42E5133008

Corolla XLi 1.6: a partir de 9BRBC42E5000516 a 9BRBC42E5008075

Corolla XEi (banco de couro), SE-G, de 9BRBB48E5000543 a 9BRBB48E5126284

A montadora informou ainda que “acredita firmemente que o Corolla produzido no Brasil não apresenta qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco.”

Segundo a Toyota, o agendamento da visita deve ser feito previamente junto a um distribuidor. A empresa solicitou, no entanto, a “remoção imediata do tapete do lado do motorista, não o substituindo até que a verificação por um dos distribuidores da Toyota tenha sido realizada.”

Para informações adicionais, os proprietários devem consultar a rede de distribuidores Toyota, o Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 703 02 06) ou a página na internet www.toyota.com.br.

Veja abaixo trecho transcrito do site explicando os motivos para o recall do modelo toyota corolla.

Razões técnicas:
Diante da possibilidade de interferência do tapete no retorno do pedal do acelerador dos veículos Toyota Corolla, no caso da incorreta colocação do tapete genuíno Toyota, ou da utilização do tapete não genuíno, ou uso de tapetes de forma sobreposta, esta campanha compreende:

  • Colocação, nos veículos Toyota Corolla, das etiquetas de segurança sobre uso e fixação de tapetes genuínos Toyota;
  • Entrega e explicação do encarte especial do manual do proprietário relativo ao uso e à fixação dos tapetes genuínos Toyota;
  • Substituição do tapete não genuíno por tapetes genuínos Toyota.

Nesta oportunidade, também serão atendidos os consumidores que, eventualmente, não participaram da primeira fase.

A Toyota acredita firmemente que o Corolla produzido no Brasil não apresenta qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco, além das razões aqui descritas, as quais estão relacionadas ao tapete do motorista.

Recomenda-se o prévio agendamento da visita junto ao distribuidor Toyota de sua preferência, porém, preventivamente, solicita-se a remoção imediata do tapete do lado do motorista, não o substituindo até que a verificação por um dos distribuidores Toyota tenha sido realizada.

A Toyota do Brasil lamenta o eventual desconforto que esta situação possa vir a causar aos proprietários do Corolla Nova Geração e empregará seus maiores esforços para que esta campanha de chamamento atinja seu objetivo o mais rápido possível.

Fonte: Folha online – Site Toyota

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.