Chinesa Pang Da Automobile compra a Holandesa Spyker que agora passa a se chamar Swedish Automobile NV


23 de maio de 2011|Sem Comentários

Mais uma montadora européia agora é de vez Chinesa. Isso mesmo. A Spyker, montadora de superesportivos, anunciou hoje  segunda-feira (23) que passará a se chamar Swedish Automobile NV, assim que aprovada a parceria com o grupo chinês Pang Da Automobile. A decisão foi tomada durante assembleia geral com acionistas da marca de origem holandesa.

Victor Muller, diretor-presidente da Spyker, proprietária da Saab, informou ainda que a nova parceira chinesa efetuou, na última terça-feira (17), um depósito de 30 milhões de euros para ajudar a marca sueca a recolocar sua linha de montagem em Trollhättan (Suécia) novamente em funcionamento. A Saab não monta um veículo desde o fim de março, quando interrompeu a produção por falta de pagamento aos fornecedores.

O executivo também confirmou que a marca chinesa entrou com ação junto à Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) do governo chinês para obtenção das licenças para investimento na Spyker e na Saab.

“Baseado em nossas discussões com Pang Da, estamos confiantes de que Pang Da receberá as aprovações regulamentares necessárias para formalizar o negócio”, disse Muller por meio de um comunicado. “Estou muito ansioso para a criação de uma empresa forte, com Pang Da, inicialmente, na distribuição e, posteriormente, na fabricação de veículos Saab na China”, completou.

CEO da Spyker - Victor Muller

Conheça um pouco da história da Spyker

Pouca gente ( ou quase ninguém no mundo ) sabe que a Spyker foi fundada originalmente em 1898 pelos irmãos Jacobus e Hendrick-Jan Spijker, dois pioneiros da história do automóvel. É uma marca que nunca quis sair de um certo anonimato, mesmo quando nos primeiros anos do século passado esteve na ribalta do vanguardismo tecnológico.

Em 1903, a marca fundada pelos irmãos Spikjer apresentou o 60/80 HP, um modelo que ficou para a história como sendo o primeiro carro do mundo  a ser equipado com um motor de seis cilindros e por ter estreado a utilização de quatro rodas motrizes, soluções que só vieram a ser comprovadas muito tempo depois.

Spyker 60/80 Hp, de 1903 foi o primeiro carro do mundo a ter 6 cilindros

Os Spijker eram verdadeiros visionários. Mas a sua empresa, talvez por estar afastada dos grandes centros  onde o automóvel evoluiu, nunca conseguiu garantir a imagem e o prestígio que se justificavam, tendo chegado mesmo a produzir excelentes motores que foram utilizados pelos primeiros aviões que surgiram durante a I Guerra Mundial e ao longo dos anos 20.

As vendas da Spyker nunca atingiram volumes que garantissem a sobrevivência da marca holandesa. Por isso, em 1925 fechou as portas, mas os holandeses nunca esqueceram a marca Spyker.

A memória perdurou ao longo de 75 anos. Em 2000, quando reapareceu no Salão de Birmingham, os holandeses ainda reconheciam o nome, apesar de o resto da Europa ter ficado surpreendido por um modelo que fazia a diferença ao nível do design.

A Spyker mostrou o C8 Spyder no certame britânico, um roadster original, equipado com um motor V8 de 4,2 litros da Audi montado em posição central, que veio a ser premiado pelo Institute of Vehicle Engineers Design. No ano seguinte, surgiu a versão coupé – o Laviollete. ( Ver fotos abaixo)



Aposta na competição
Para garantir a afirmação da marca e conseguir o reconhecimento dos seus modelos, a Spyker desenvolveu o Double 12 R, uma versão de competição que participou nas 24 Horas de Le Mans em 2002 e 2003. O trabalho desenvolvido em colaboração com a Mader permitiu realizar o Spyker C8 Double 12 S, um desportivo de performances ainda mais elevadas, destinado a uma utilização em estrada.


Com estes modelos, a Spyker passou a contar com uma gama. A marca estava lançada. Em 2004 passou a ser cotada na bolsa de Amesterdão, e no ano seguinte garantiu a homologação do C8 nos Estados Unidos, o que lhe abriu um novo e importante mercado.

A conquista de um mercado tão importante permitiu dilatar a oferta de uma marca que centrava as suas vendas no C8 com um motor 4.2 V8, com uma potência de 405 cv e 480 Nm na versão atmosférica, ou o biturbo de 456 cv e 530 Nm. Por isso, no Salão de Genebra 2005 foi apresentado um novo modelo, o C12 La Turbie, equipado com um motor Audi W12 de 6.0 litros, com 405 cv na sua versão atmosférica e 630 cv na opção sobrealimentada. Qualquer das versões conta com caixas de velocidades Gertrag com comando manual ou sequencial. – Ver foto abaixo

Construção artesanal
Uma produção muito reduzida permite que cada Spyker seja um modelo diferente e exclusivo. Na origem está um châssis em alumínio de peso reduzido e uma grande rigidez estrutural, um metal que também é utilizado em vários painéis da carroçaria, produzidos na Alemanha pela Karmann e em Inglaterra pela Coventry Prototype Panels.

Lançada o ano passado a nova safra do C8 chamada agora de Aileron

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