Brasil em quinto lugar nas vendas Globais de veículos, com 2,23 milhões de unidades comercializadas até o mês de Agosto


03 de outubro de 2011|Sem Comentários

Saiu o que a maioria das pessoas já imaginavam. O ranking de vendas globais, divulgado pela Jato Dynamics, mostrou que o Brasil foi o quinto maior mercado mundial de veículos entre janeiro e agosto deste ano, atrás somente de China, Estados Unidos, Japão e Alemanha. O País absorveu 2,23 milhões de veículos no acumulado do ano, com expansão de 7,6% sobre o mesmo período de 2010.

Uma curiosidade: Se consideradas apenas as vendas de agosto, no entanto, o mercado nacional supera o alemão e garante a quarta posição no ranking.

Entre os 10 maiores, o Japão foi o que apresentou a maior desaceleração de vendas, por conta do terremoto e do tsunami de março deste ano. Apesar da retração de 26,7% nos emplacamentos do ano, o país começa a se recuperar. “A história demonstra que a retomada do crescimento na região é somente uma questão de tempo”, analisa João Carlos Rodrigues, diretor-presidente da Jato Dynamics.

A Índia também chama a atenção pelo desempenho negativo. Apesar da expansão de 10,3% do mercado no acumulado do ano, para 1,87 milhão de veículos leves, em agosto houve queda de 5,5% nas vendas, com 213 mil licenciamentos. O país foi o único membro do Bric (bloco dos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China) a desacelerar no período.

Importante lembrar também que só as vendas da China equivalem ao total de 5 países contando com o Brasil e descendo a tabela. Ou seja, a China cresceu e bastante nos últimos anos.

Marcas

A Toyota liderou as vendas globais em agosto apesar da retração de 3,4% na comparação anual, com 392,8 mil carros. No ranking anual a marca japonesa, que vendeu 3,18 milhões de unidades, perde para a Volkswagen, que emplacou 3,31 milhões de veículos e cresceu 16,7% sobre o ano passado.

Os dados evidenciam ainda a força da Chevrolet e da Ford nos Estados Unidos. “Houve crescimento de 10,5% no acumulado do ano no mercado norte-americano. Quando observamos as marcas, percebemos que Chevrolet e Ford respondem por uma grande fatia deste avanço”, destaca Rodrigues, ao mesmo tempo que Ford e Volkswagen brigam carro a carro pelo segundo lugar em 2011, número este que pode chegar a menos de 100.000 carros mundialmente.

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Veja os Depoimentos desse Artigo.

Deixe um Comentário

*