BMW G 650 GS – primeira moto da BMW a ser produzida no Brasil pretende vender mil unidades em 2010


12 de agosto de 2010|Sem Comentários

A BMW no ano passado bateu recorde de vendas no Brasil e acredita que a tendência é manter o ritmo. Pegando carona no crescimento do mercado de motos, a marca aposta no lançamento de alguns modelos adequados à realidade nacional.

Esse vêm sendo o caso da BMW G 650 GS, primeira motocicleta 100% montada fora da Europa, a BMW G 650 GS é resultado de uma parceria com a Dafra que reduziu o preço final em 30%, na casa de R$ 29.800. O novo modelo, para asfalto e terra, vem equipado com motor monocilíndrico de 652 cm³. Com altura de assento baixo, permite manuseio fácil e ágil.

A empresa projetou a venda de mil unidades em 2010, mas chegou a 615 unidades no primeiro semestre, com demanda intensa e fila de espera. O resultado deve levar a uma expansão na linha de montagem em Manaus e ao lançamento de modelos como a F 800 R.

Falando um pouco mais sobre seu motor, ele tem como principal característica o bom torque em baixa rotação, grande economia de gasolina, chegando a impressionantes 24 km/litro, mas tem um funcionamento bastante ruidoso com vibração excessiva, denunciando a antiguidade do seu projeto.

Na Alemanha esse modelo é considerado como de entrada da marca, ou seja, o mais barato e acessível, especialmente indicado para iniciantes e mulheres. Por isso a posição de pilotagem é estranha, com o piloto afundado no banco de dois níveis e a apenas 79 cm do solo. Os baixinhos agradecem!

Já o guidão é exageradamente largo, com avantajados pesos nas extremidades. Pode ser bom para o fora-de-estrada, mas na cidade atrapalha bastante na hora de zanzar entre os carros.

O painel de instrumentos ainda permanece um pouco antiquado que fica devendo um marcador de gasolina, adotando a luz de advertência de reserva. Com um tanque de 17,3 litros (4 de reserva) a autonomia média é de 360 quilômetros. Um painel mais moderno e com marcador digital de marcha seria bem vindo.

Não há qualquer motivo para subestimar a qualidade desse produto apenas pelo fato de ser montado no Brasil pela Dafra. Porque o controle de qualidade é todo exercido por técnicos treinados na matriz em Munique. Mesmo assim nota-se algum descuido no acabamento do chicote elétrico, por exemplo.

Mercado:

A briga no mercado neste caso ficou bem aquecida e interessante, porque na faixa de preço da BMW G 650 GS (R$ 29.800 em São Paulo) podem-se encontrar boas opções como a já citada Yamaha XT 660 de um cilindro (R$ 27.000), a Kawasaki ER-6 de dois cilindros (R$ 25.500) ou a nova Yamaha XJ6 de quatro cilindros (R$ 27.500). Escolha a sua…e dirija com moderação.

Ficha Técnica:

  • PREÇO: R$ 29.800
  • ORIGEM: Brasil
  • MOTOR: monocilindro, 4T, duplo comando, 652cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 50 cv (a 6.500 rpm) e torque de 6,1 kgfm (a 4.800rpm)
  • TRANSMISSÃO: Câmbio de cinco marchas. Secundária por corrente
  • SUSPENSÃO: Dianteira com garfos telescópicos e traseira monoamortecida
  • FREIOS: Dianteiro a disco e traseiro a disco, com ABS
  • PNEUS: Dianteiro 110/90-19 e traseiro 130/80-17
  • DIMENSÕES: 2.185 mm de comprimento, 905 mm de largura, 1.160 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos
  • PESO: 175 kg
  • TANQUE: 17,4 litros

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.